sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TPM .... Como sobreviver a ela??


Quem nunca sofreu de TPM né ... Para ajudar a vocês a administrar esse mal a minha grande amiga Laíse me enviou esse texto para postar para vocês, eu e ela esperamos que vocês gostem e que ajude muito vocês. Ai vaai...

Afff... essa tempestade que nos assombra todos os meses...
Quem nunca sentiu TPM?
Difícil....todas as mulheres do mundo, estão sujeitas a senti-la! Umas mais... outras menos...
Desde que entramos no nosso ciclo menstrual nós mulheres estamos expostas a uma série de mudanças hormônais que alteram nosso humor, nossa pele, nossas atitudes e comportamentos...
Porque será que quando mais precisamos de ajuda, de um colo, de uma mão estendida, nos fechamos? é sempre aquele ciclo...“nem vem”.... "saí de perto de mim".... "não to legal" ... "não me irrita" ... blá, blá, blá!!!!
Mulheres...... O que nos dá o direito de lançar raios e trovões naqueles que mais amamos? Nos nossos amigos? Familiares?
Sofremos de uma série de vulnerabilidades fisiológicas… fome, sono, dor, TPM, mal estar, ressaca, etc.. Estados fisiológicos desagradáveis geralmente nos deixam mais vulneráveis a pensamentos distorcidos, negativos, que manterão nosso humor disfórico.
E muitas vezes a agressão não é apenas ao outro, é a si próprio. Você se sente péssimo, sua auto-estima é afetada, sentimentos de culpa e auto-punição são comuns, principalmente em TPM’s onde as mulheres ficam mais deprimidas.

O que fazer?

Quando seus estados fisiológicos alteram... você em primeiro lugar deve parar e pensar: estou em que fase? Da TPM? Ou o que aconteceu anteriormente pra estar me sentindo assim??
Na maioria das vezes não é possível reverter ou evitar essas alterações fisiológicas. Mas o autoconhecimento ajuda. Se você sabe que quando está na TPM fica mais agressiva, concentre-se nessa semana à práticas que te dão prazer, que te relaxem. Quando você se irritar com algo, lembre-se que você está na TPM e que provavelmente está exagerando na interpretação dos fatos.
Você fica deprimida nesse período? Acha que tudo vai dar errado e seu autoconceito é negativo? Stop! Lembre-se que quando você não está na TPM você geralmente não pensa dessa forma.

Dica...

Faça um exercício: não tome decisões nesse período. Espere uma semana, alguns dias... e veja o que acontece.
Autocontrole vem do autoconhecimento, então.... Conheça suas potencialidades e suas fraquezas, e lide com elas da melhor forma possível.
Cabe ressaltar sobre a Comunicação: avise as pessoas ao seu redor, mais íntimas, dos seus estados fragilizados. (principalmente seus companheiros, pois os mesmos não a entenderam se você não deixar claro esta fase). Quem sabe essas pessoas também poderão ajudar e te acolher nesse momento. Estenda sua mão, e aceite de bom grado o “chocolate” que lhe oferecem. O abraço que lhe dão; o beijo que te pedem....Faça da TPM uma fase "normal".... Aprenda a Lidar com ela.... :)



Beeeijos meninas e créditos pra Laíse, grande amiga, adoro demais.. (lll)


@simaratoretti

2 comentários:

  1. Obrigada pelo Post amigaa!! *-*

    teu blog tá maravilhosoo!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog amiga, parabéns pela dedicação!

    Beijos,
    Aline Bambinetti

    ResponderExcluir